Cozinha Bela
As melhores receitas você só encontra aqui.
Home » » Sardela

Sardela

Data: terça-feira, 30 de junho de 2015 às: 13:30

Aprenda a fazer Sardela


Ingredientes:
2 dentes de alho picados
1 pimentão vermelho grande picado
1 tomate grande sem sementes e sem pele picado
1 colher de chá de orégano fresco
1 folha de louro
1 pitada de sementes de erva doce
1 colher de café de pimenta calabresa desidratada ou 1/2 pimenta dedo de moça picadinha
1/3 xícara de água
1 lata ou caixinha de extrato de tomate (130g.)
150 g. de sardinha em óleo, sardinha anchovada ou filés de aliche ou de anchova
1 colher de sopa do óleo da conserva
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Mode da Fazer:
Aqueça um fiozinho de azeite em uma panela alta e preferencialmente com fundo grosso para refogar os dentes de alho picados. Antes que dourem, acrescente o tomate, o pimentão e as ervas (quebre a folha de louro para que libere seus aromas), a pimenta, a água, mexa bem e deixe cozinhar em fogo bem baixo até que o pimentão esteja macio  — a água vai quase secar.
Descarte a folha de louro e bata o restante com o extrato de tomate no liquidificador, no processador de alimentos ou use um mixer para triturar tudo muito bem. Coloque, então, o peixe que irá usar com 1 colher de sopa do óleo da conserva e triture novamente até obter um creme homogêneo. Eu usei sardinhas anchovadas, para ficar no meio termo — pode ser também uma mistura das conservas sugeridas.
Retorne a mistura à panela e espere apurar ainda em fogo baixo até engrossar e o azeite se separar um pouco da mistura. Eu não tive paciência para esperar engrossar muito, mas você pode deixar a textura mais ou menos firme, como preferir.
Por fim, prove e tempere com sal, se necessário, e pimenta do reino a vontade. Espere esfriar e guarde na geladeira em pote bem fechado. Nos dias seguintes fica ainda mais saboroso!
Esta quantidade rende mais ou menos 1 xícara de sardela e pode ser mantida em geladeira por até uns 15 dias, desde que em potes bem fechados. Sirva com pães e torradinhas ou sobre ovos fritos (sim, isto é muito comum na Itália).

SHARE

0 comentários :

Postar um comentário